sábado, 10 de dezembro de 2016

Lasanha de Queijo com Bananas Carameladas

Ingredientes:

Molho Branco
10 colheres (sopa) de manteiga ghee
10 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
4 litros de leite desnatado
200g de requeijão cremo light
sal e noz-moscada a gosto

Recheio
2 colheres (sopa) de manteiga ghee
6 bananas nanicas, em rodelas
½ xícara (chá) de açúcar demerara

Montagem
1 embalagem de Lasanha integral (500g)
400g de presunto, em fatias
queijo parmesão, ralado

Cobertura
200g de bacon, em cubinhos
2 colheres (sopa) de óleo

Modo de Preparo:
- Comece preparando o molho branco. Numa panela média, aqueça a manteiga e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Acerte o sal e tempere com a noz-moscada. Divida o molho branco em duas partes e em uma delas acrescente o queijo cremoso e deixe derreter. Retire do fogo e reserve.

 Prepare as bananas carameladas:
- Numa frigideira grande, aqueça a manteiga, acomode as rodelas de bananas, salpique o açúcar por cima e deixe dourar dos dois lados. 
- Numa frigideira média, aqueça o óleo e frite os cubinhos de bacon. Retire do fogo, deixe escorrer em papel toalha e reserve.
Monte lasanha num refratário grande e fundo:
- Divida as tiras de lasanha em 4 partes, o molho branco e o molho branco com requeijão cremoso em 3, as fatias de presunto e as bananas carameladas em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de presunto, tiras de lasanha, molho branco com queijo cremoso, bananas carameladas, tiras de lasanha, molho branco, fatias de presunto, tiras de lasanha, molho branco com requeijão cremoso, bananas carameladas, tiras de lasanha, molho branco, molho branco com queijo cremoso e finalmente queijo parmesão ralado.
- Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.
- Retire a lasanha do forno, acrescente os cubinhos de bacon e sirva a seguir.

Dica do Chefe: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Rendimento: 15 porções



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.