sexta-feira, 21 de outubro de 2016

MOLHOS DIFERENTES PARA MASSAS

Dicas de molhos diferentes para as refeições com massa

Saia do convencional e surpreenda com molhos de carne, frutos do mar, cogumelos, branco e pesto

Nem só de molho de tomate vive o famoso macarrão da mama. As massas são alimentos tão versáteis que podem ir à mesa com molhos à base de carne, frutos do mar, cogumelos, molho branco e ao pesto, entre muitos outros.

Um dos segredos de massas é saber quais são os formatos mais adequados para cada tipo de molho. Os molhos com carne, como o Bolonhesa, permitem diversas combinações. Por serem mais encorpados, são ideais para dias mais frios. O formato mais indicado para acompanhá-los é o Parafuso, pois a carne se infiltra nas voltas do macarrão, unindo perfeitamente o molho à massa.

Já o molho à base de frutos do mar é mais sofisticado. Perfeito para ocasiões especiais. A receita pode levar camarão e lagosta, entre outras delícias. Quando o prato é harmonizado com vinho branco ou espumante, se transforma em um verdadeiro banquete. Este tipo de molho vai bem com o Ninho , devido ao seu formato longo e grosso.

Também há opções para os vegetarianos. Uma ótima alternativa é preparar molhos com shimeji, shitake ou champignon, que combinam perfeitamente com o formato Penne, pois as cavidades desta massa capturam os pedaços de cogumelos.

O molho branco, também conhecido como bechamel, é feito a partir de leite, margarina e farinha de trigo. Pode apresentar variações, como a inclusão de queijos, o que o deixa ainda mais saboroso. Combina muito bem com o Espiral, pois este formato tem curvas e concavidades, que absorvem bem molhos cremosos.

O molho ao pesto, originário da Itália, é uma ótima opção para um jantar a dois, pois é aromático e saboroso. Leva azeite, alho, manjericão e pinoli, uma semente mediterrânea bastante cara, que pode ser facilmente substituída por nozes. Este molho combina perfeitamente com o Furadinho, pois sua abertura permite que o molho invada seu interior, proporcionando ainda mais sabor. Um bom exemplo é o molho da receita Espagueti ao Pesto Genovês (clique na busca do blog). Confira a dica  e sirva um prato especial e criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.