sábado, 6 de agosto de 2016

Saiba a importância do carboidrato em dietas de emagrecimento

Nutricionista ressalta a importância do consumo de carboidratos em dietas de emagrecimento

Com base em estudos científicos, consultora indica massas como parte de alimentação saudável e equilibrada

Os carboidratos são a base de uma alimentação saudável e, ao contrário do que muita gente pensa, são essenciais para garantir saúde e energia em dietas de emagrecimento. O ideal é consumir carboidratos de forma equilibrada em todas as refeições, explica a nutricionista Beatriz Botéquio, da Equilibrium.


Segundo a FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations,  órgão que tem  como  principal objetivo  promover a  segurança alimentar -  de 55% a 75% das calorias diárias devem ser consumidas na forma de carboidratos, divididas em café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários. “Biscoitos e massas são exemplos de carboidratos que podem compor essas refeições”, ressalta Beatriz.

A nutricionista aponta que é muito importante sempre seguir uma dieta equilibrada, composta por todos os principais grupos de alimentos: carboidrato, proteína e vegetais. Em 2013 foi publicado na Revista Obesity Society um estudo realizado com 88 pessoas obesas. Um grupo recebeu dieta rica em carboidrato enquanto que o outro grupo recebeu uma dieta rica em proteína. Ao final do estudo foi constatado que ambas promoviam perda de peso similar, porém, a dieta rica em carboidrato teve maior adesão e foi mantida por mais tempo.

“Ou seja: a dieta com carboidrato possibilita uma perda de peso gradual, em longo prazo, saudável e sem as consequências de uma dieta com restrição deste nutriente, que acaba trazendo sintomas como cansaço, falta de concentração, irritação, dor de cabeça, tontura e até desmaio”, alerta Beatriz.

Para finalizar, a nutricionista indica que no caso de uma dieta para perda de peso, as pessoas busquem por acompanhamento médico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.