terça-feira, 31 de julho de 2012

COMO PREPARAR E CONGELAR PAPINHA PARA BEBÊ



O preparo de papinhas para bebê e bem fácil!
Para facilitar ainda mais, vou postar várias receitas com sabores diferenciados de papinhas.

Geralmente o bebê passa a consumir papinhas salgadas em torno de 6 meses de idade.
A papinha tem que ser muito bem preparada, nutritiva e saborosa. Ela tem que conter: até quatro tipo de vegetais (legumes, verduras e tubérculos), uma proteína animal (gema de ovo, peixe, carne bovina ou frango), um carboidrato (arroz ou macarrão), tempero (cebola, cebolinha ou salsinha) e para finalizar um fio de óleo (soja, canola, girassol ou milho).
O peixe tem que ser de couro (cação, cascudo, pintado e outros) pois não tem espinhos.
A carne bovina tem que ser magra e macia (patinho, paleta, músculo e outros).
Utilize sempre peito de frango, pois a carne é branca e de fácil digestão.
Os legumes, as verduras e tubérculos tem que ser bem higienizados (lavados em água corrente, deixados 15 minutos de molho na água com vinagre e lavados novamente), depois deste procedimento, descasque-os.
Use sempre legumes e tubérculos de tamanho médio, para cozinharem por igual e rapidamente (quanto mais rápido o cozimento, menos perca de nutrientes). Eles tem que ser cozidos inteiros e ficar bem macio (quase desmanchando).  Cozinhe todos os ingredientes na panela de pressão.
Nunca use temperos industrializados na papinha.
Cuidado com a quantidade de sal, em excesso será muito prejudicial a saúde do bebê.
Os ingredientes não podem ser liquidificados, triturados, pois estes procedimentos eliminam metade dos nutrientes deles. As primeiras papinhas do bebê, tem que ser passadas na peneira e as seguintes amassadas com um garfo.  Amasse os ingredientes sem misturá-los e sirva-os separadamente ao bebê, assim ele irá acostumar com o sabor de cada um deles.
Varia sempre o sabor de papinha, assim seu bebê irá conhecer o gosto de vários alimentos e seu organismo aproveitará nutrientes de muitos ingredientes.
Quando o bebê estiver em torno de 7 ou 8 meses, pode acrescentar caldinho de feijão à papinha.
A papinha poderá ser congelada em porções individuais por 1 semana. Depois é só descongelar diretamente no microondas ou na geladeira (de 4 a 6 horas), mas nunca em temperatura ambiente. Esquenta-a por completo, espere amornar antes de servir.
Uma papinha preparada com carinho, ficará deliciosa e seu bebê irá adorar!


Lembrete:
               - Se o bebê apresentar alguma reação alérgica, depois de consumir a papinha, avise imediatamente o pediatra, pois o ingrediente causador da alergia tem que ser identificado e retirado do cardápio.


2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.